A era dos carros autônomos já chegou há alguns anos com o sistema Autopilot da Tesla. Entretanto, a oferta de táxis não tripulados (sem um motorista ao volante) ainda é pouco comum. Mas isso vai mudar em breve na China. A Baidu, gigante de tecnologia, lançou em Pequim o revolucionário aplicativo de corridas Apollo Go Robotaxi.

Trata-se do primeiro serviço de táxi com carros autônomos no país. A plataforma estreou no último domingo (2) no Parque Shougang, um dos pontos de Pequim que receberá as Olimpíadas de Inverno de 2022. O serviço da Baidu permite solicitar o táxi autônomo por meio do App, assim como no Uber. As unidades disponíveis aparecem no mapa.

O app é moderno e permite acionar a buzina do veículo que fará no trajeto. Dessa forma, facilita a sua localização. Para destravar as portas, basta escanear o QR Code na lateral. Uma vez a bordo, o usuário dá início à viagem pelo celular. O veículo verifica se as portas estão fechadas e os cintos, afivelados. E, então, começa a corrida.

Você também vai gostar de

O Jornal do Carro está no Youtube

Piloto virtual

Segundo a Baidu, os táxis-robôs da Apollo Go operam com rede 5G. Assim, podem ser controlados remotamente por motoristas humanos. Estes assumem, portanto, a direção em situações de emergência. Segundo o vice-presidente e gerente de tecnologia de carros autônomos da Baidu, Yunpeng Wang, é fundamental oferecer carros sem motorista.



Source link